Olá, aqui é o Dr. Santiago, espero que esteja tudo bem contigo e que você leia atentamente esse meu artigo. Já abordei cárie dentária anteriormente no meu blog e tenho certeza que várias pessoas e dentistas, também, já abordaram para você e sua família.
Aqui no meu blog, o tom é sempre de instrução!
Apesar da cárie dentária ser algo que todos dizem:
“Ahhh eu já sei…”, “To prevenindo…”, “Eu não tenho…”, e por ai vai, eu me sinto na obrigação de enfatizar sobre o assunto, instruir e esclarecer certas coisas.
Neste artigo responderei, principalmente, as perguntas comuns que meus paciente fazem no meu consultório, são elas:
- O que é cárie dentária?
- Como elas aparecem?
- Como saber se eu tenho?
- A cárie dentária pode levar a perda de dentes?
- Quem pode ter?
- Ela afeta outras partes do meu corpo?
- O que eu posso fazer para não ter?
Bom, me acompanhe com muita atenção…
1. O que é cárie dentária?
É uma doença provocada por bactérias que moram na nossa boca. A cárie dentária provoca o surgimento de buracos nos dentes e quando não é tratada a tempo pode destruir todos os dentes da sua boca.
2. Como elas aparecem?
A cárie dentária aparece quando não removemos a camada de bactérias (aspereza nos dentes sentida com a língua quando não escovamos os dentes) que se forma quando ingerimos alimentos ou bebidas ricas em açúcares, como refrigerantes, balas, sucos e cafés adoçados com açúcar, bolachas recheadas, chocolates e por ai vai…
3. Como saber se eu tenho?
Em seu estado inicial, a cárie pode não provocar nenhum sintoma específico.
Somente com a visita regular ao dentista que você poderá detectar de forma precoce o problema, mas o que posso dizer é que em seu estágio avançado, as cáries provocam dor, em especial quando ingerimos alimentos ou bebidas doces ou gelados.
4. A cárie dentária pode levar a perda de dentes?
Sim, com certeza! A cárie descalcifica os dentes, como se os dissolvessem e esta situação pode condenar todos os dentes.
5. Quem pode ter?
Todas as pessoas estão sujeitas a ter. Principalmente aquelas que não mantém a higiene bucal adequadamente.
6. Ela afeta outras partes do meu corpo?
Sim, acredite! Em especial quando as bactérias atingem o canal (parte central do dente), contaminando o nervo interno do dente e o osso que fica abaixo dele.
Este quadro pode provocar infecções sérias e que se não forem tratadas, evoluem para outras partes do corpo. São os famosos abscessos, responsáveis pelo inchaço no rosto, produção de grande quantidade de pus e dor.
7. O que fazer para não ter?
Bom, parece chato falar e puxar sua orelha, mas a higiene bucal, de forma cuidadosa, é a melhor maneira de se evitar a cárie dentária.
É preciso remover todos os dias a camada de bactérias que se forma sobre os seus dentes. A placa bacteriana, como é chamada, deve ser removida com o uso da escova nas faces externas, internas, de mastigação dos dentes e complementada com o fio dental ou escova inter-dental nos espaços entre os dentes.
Diminua a ingestão de alimentos ou líquidos com muito açúcar. Faça sua higiene bucal sempre após as refeições ou ingestão desses alimentos ou líquidos.
Consuma água e frutas sempre que você não tenha como realizar essa higiene após a ingestão de alimentos ou líquidos.
Ficam aqui 7 perguntas mais que respondidas…
Se quiser, leia também: “Cárie, você pode prevenir desde a infância!”
Um grande abraço!
Dr. Viladimir Santiago
Ortodontista e Sócio Proprietário
Clínica Santiago – Ortodontia
Gostou? Tenho certeza que sim!
Comente e compartilhe com quem você conhece. Tenho certeza que essas informações podem ajudar muitas pessoas.
E se você se identificou com algo relatado aqui e gostaria de uma melhor orientação, clique aqui e marque uma consulta conosco. Será um prazer atender você!
No comments yet.