Olá, aqui é o Dr. Santiago novamente. Eu como dentista, tenho o dever de alertar, revelar e principalmente instruir meus pacientes.
Muitos dos meus pacientes não procuravam um dentista por diversas razões básicas. Sério, eu não tiro suas razões!
As principais razões eram: medo de dor, medo do tratamento, estética e principalmente do tratamento não resolver o seu caso.
Tem casos que o verdadeiro medo da dor é de doer no bolso ou nas finanças!
Mesmo que você procure outro profissional, ou outra clínica, como eu disse no meu outro artigo, “Dentista, um lugar divertido!”, ir ao dentista além de muito divertido, pode ser bastante esclarecedor.
Aliás, quem me conhece sabe que esclarecer, instruir e divertir é comigo mesmo!!
Bom, deixa eu me conter no meu lenga lenga, mas de grande importância, e vamos ao que interessa…
Um artigo do Repórter Diário esclareceu muito bem o que vou te revelar agora!
São pouquíssimas as pessoas que relacionam dores de cabeça, problemas na coluna e até mesmo dificuldades emocionais com os dentes, mas há quem garanta que esses fatores estão todos interligados. Isso é o que prega a Bio Cibernética Bucal, ciência que associa os aspectos físicos da boca e como compromete com as demais partes do corpo.
Segundo uma implantodontista, essa ciência comprovou que os dentes não estão isolados, eles têm ligações com todos os órgãos do corpo e que por incrível que pareça, o lado psicológico pode até afetar o posicionamento dos dentes. “Por exemplo, nos casos de crianças que têm os pais separados, geralmente os dentes incisivos centrais são afastados”, considera.
Parece ficção ou ladainha, mas continue lendo…
Uma outra constatação é a de alterações na coluna causadas pela má oclusão. “A mordida inadequada causa uma compensação dos músculos do corpo, o que gera problemas no pescoço e até na coluna”, explica a implantodontista.
Os problemas periodontais, frequentes principalmente em adultos, também podem afetar o coração, isso mesmo. As bactérias presentes na boca caem na corrente sanguínea e dessa forma podem causar problemas cardíacos.
Além disso, segundo a odontologista, aquela dor de cabeça que incomoda há tanto tempo sem motivo aparente pode ser resultado de uma disfunção da articulação da boca. “Às vezes as pessoas passam anos realizando outros tratamentos que não resolvem, porque a causa do problema está na boca”, observa.
As crianças também são afetadas por problemas bucais. Neste caso, conforme explica a especialista, resultado dos malefícios da falta de um acompanhamento odontológico adequado. “Crianças que respiram pela boca costumam ser hiperativas, ter dificuldades na escola e a correção desse déficit traz resultados expressivos”, esclarece.
Para a especialista é importante que a parte odontológica não seja menosprezada na hora de uma avaliação médica. “O tratamento em conjunto com as demais especialidades médicas consegue melhorar a qualidade de vida do paciente”, destaca.
Prevenção
Como em toda a área médica, o diagnóstico precoce continua a ser o melhor caminho para a cura. “Quando se começa a tratar cedo consegue prevenir e contornar problemas com mais facilidade”, dou esse mesmo conselho para quem eu amo ou conheço.
Uma dica válida é aquela velha história de consultar o dentista no mínimo a cada seis meses.
De acordo com a implantodontista, não existe uma idade específica de quando se deve começar a visita, mas é importante saber que hoje em dia já existe odontologia voltada para gestantes e bebês.
Vale lembrar ainda dos benefícios financeiros do trabalho preventivo. “Precisamos quebrar esse estigma de que ir ao dentista é caro. Esperar o problema se instalar e ter que consertar depois certamente é mais caro e difícil”.
Bom, fico por aqui e espero ter ajudado ou contribuído de forma positiva e esclarecedora!
Um grande abraço!
Dr. Viladimir Santiago
Ortodontista e Sócio Proprietário
Clínica Santiago – Ortodontia
Gostou? Tenho certeza que sim!
Comente e compartilhe com quem você conhece. Tenho certeza que essas informações podem ajudar muitas pessoas.
E se você se identificou com algo relatado aqui e gostaria de uma melhor orientação, clique aqui e marque uma consulta conosco. Será um prazer atender você!
Siga-nos nas Redes Sociais
No comments yet.