10 erros que você comete ao escovar os dentes – Não erre mais!

escovar os dentes

Olá, Dr. Santiago novamente… Hoje serei um pouco mais chato, e vou fazer algumas perguntinhas que eu gostaria que você refletisse ao longo deste artigo e que comprovam que você está errando ao escovar os dentes.

Confira alguns dos erros mais comuns observados em 5 mil pacientes ao escovar os dentes.

1- Ao escovar os dentes, você usa escova com cerdas duras?

Cuidado!! Além de desgastar o esmalte dental, machucam sua gengiva e o sangramento poderá causar mau hálito e desconforto, dentre outras doenças.

2- Escovar os dentes com muita força

Tem muito a ver com o primeiro item, o ideal é pegar leve, fazer movimentos circulares e vibratórios durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes. Ou seja, tem que ser uma atividade “zen”, nada de brutalidade e pressa.

3 – Usar escovas velhas e desgastadas

Imagine que você levou aquela gata pra sua casa. Quando ela pede pra usar o banheiro e abre o armarinho vê aquela escova toda detonada com as cerdas todas tortas, pra fora e desgastada. Não dá, né? Além disso, escovas desgastadas fazem com que você inconscientemente aumente a força com que aperta o cabo e a pressione demais contra sua gengiva e dentes. O ideal é trocar a cada dois meses – e tenha sempre uma fechada, caso a gata fique até a manhã seguinte.

4 – Escovar os dentes com frequência exagerada

Sim, isso existe. O importante é a qualidade da escovada, não a quantidade. Duas ou três vezes ao dia levando cerca de dez – veja bem o tempo e a paciência – dez minutos cada uma.

5 – Escovar os dentes com muito creme dental

Pasta de dentes não é sabonete e você não precisa fazer aquele monte de espuma e parecer um cão raivoso. Segundo os especialistas da clínica, é a escova e não a pasta que promove a desorganização química da placa, limpando seus dentes. O creme dental aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha.

6 – Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva

O creme dental abrasivo faz bastante espuma, mas pode tornar os dentes sensíveis.

7 – Escovar os dentes imediatamente após as refeições

O ideal é esperar meia hora depois da refeição para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa neutralizar o pH dos alimentos e bebidas que você ingeriu. Na verdade, os dentistas afirmam que o ideal seria escovar os dentes antes e não após as refeições.

“A função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos”.

8 – Fazer bochechos com água quando não há tempo de escovar os dentes

Muitas vezes fica aquele restinho de comida entre os dentes e isso enche o saco. O ideal é passar o fio dental. Muitas vezes a gente só dá aquela enxaguada rápida quando tá sem tempo.

Só que o pH da água pode ser ácido e atrapalhar o trabalho da saliva – ainda mais pra quem sofre de sialorreia.

9 – Não escovar a região entre os dentes

Cáries e outras doenças bucais surgem exatamente nos espaços entre os dentes. Você escuta a solução pra isso desde criança já sabe qual a resposta vai figurar na linha de baixo. Ainda assim, é um dos 10 erros se tratando de higiene bucal.

Passe o fio dental.

10 – Usar enxaguatórios orais de forma indiscriminada

Preocupações com o mau hálito faz com que a gente use o antisséptico bucal mais do que precisamos. O ideal é usá-lo quando for indicado pelo dentista. A frequência necessária varia de um paciente par ao outro. O antisséptico é um meio auxiliar de prevenção contra doenças bucais. O mau hálito pode acontecer por diversas razões, alimentação, fumo, gastrite entre outros problemas de esôfago e estômago. Alguns enxaguantes até ajudam para prevenir halitose, mas seu uso contínuo por muito tempo pode manchar seus dentes.

O ideal é procurar um profissional, sempre.

Fico por aqui, um grande abraço!

Dr. Viladimir Santiago
Ortodontista e Sócio Proprietário
Clínica Santiago – Ortodontia

Fonte: http://gq.globo.com


Gostou? Tenho certeza que sim!

Comente e compartilhe com quem você conhece. Tenho certeza que essas informações podem ajudar muitas pessoas.

E se você se identificou com algo relatado aqui e gostaria de uma melhor orientação, clique aqui e marque uma consulta conosco. Será um prazer atender você!

Siga-nos nas Redes Sociais

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.