Olá, como vai? Dr. Santiago aqui novamente!! Hoje quero alertar sobre as consequências da perda ou falta de dentes para sua saúde bucal.
O número está contra nós, dentistas, quando o assunto é falta de dentes…
O fato de termos uma quantidade razoável de dentes (32, ao todo) pode levar à falsa conclusão de que perder um ou outro não fará falta.
Isso é muito mais evidente quando o dente é posterior e não compromete a estética.
Na realidade, vários fatores contribuem para a estabilidade dos dentes, que são eles:
- Presença dos dentes vizinhos;
- Dentes da arcada oposta (superior/ inferior);
- Ação da língua, bochechas e lábios.
Como num castelo de cartas, se uma peça é removida, as demais sofrerão as consequências. Por exemplo, se tomarmos a figura abaixo:
Notamos que o dente posterior inclina-se para frente, o dente anterior pode inclinar-se para trás e o dente superior desce.
Além disso, com o tempo, a língua “acostuma-se” a ficar no espaço, onde há falta de dentes, e o osso que existia para apoiar o dente (osso alveolar) é reabsorvido, podendo acarretar na necessidade de enxerto para que se possa colocar o implante.
Outro aspecto é que, se o dente de trás inclina para a frente, ele não apoia mais a mordida, sobrecarregando os dentes da frente e tornando um lado mais “baixo” que o outro.
Se os “deuses” estiverem zangados com você, outros fatores podem levar a dores musculares ao mastigar e problemas na ATM (articulação da mandíbula, próxima ao ouvido), além de dores de cabeça e dor cervical. Sendo a perda de muitos dentes posteriores, a mastigação ficará comprometida, sobrecarregando o sistema digestório, levando ao refluxo, esofagite e etc.
Para salvar a Pátria Bucal, a Ortodontia devolve os dentes às suas posições originais, permitindo a colocação de implantes e próteses, o que garante uma função adequada e qualidade vida o paciente.
O ideal é procurar um profissional, sempre.
Fico por aqui, um grande abraço!
Dr. Viladimir Santiago
Ortodontista e Sócio Proprietário
Clínica Santiago – Ortodontia
Gostou? Tenho certeza que sim!
Comente e compartilhe com quem você conhece. Tenho certeza que essas informações podem ajudar muitas pessoas.
E se você se identificou com algo relatado aqui e gostaria de uma melhor orientação, clique aqui e marque uma consulta conosco. Será um prazer atender você!
No comments yet.